UNODC participa de Seminário sobre Saúde Penitenciária no Chile

Photo: UNODC8 de junho de 2009 - Nos dias 27, 28 e 29 de maio, representantes de entidades nacionais e internacionais e autoridades chilenas se reuniram na Defensoria Penal Pública do Chile, em Santiago, para discutir tópicos relacionados à saúde penitenciária no país e nos demais países da região. Na ocasião, foi firmada uma parceria entre o Ministério da Justiça do Chile e a Sociedade Alemã para Cooperação Técnica (GTZ) para execução do projeto "Reforma dos procedimentos e bases legais no âmbito penitenciário". O evento contou com a participação do representante regional do Brasil e Cone Sul do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crimes (UNODC), Giovanni Quaglia, na abertura oficial.

No primeiro dia do seminário, foram discutidos políticas públicas de saúde penitenciária, direitos dos presos, condições atuais de internos, com relatos de exemplos da Bolívia, do Paraguai e do Peru. Posteriormente, a Polícia do Chile participou dos painéis sobre os programas nacionais de HIV/aids e tuberculose e sobre as deficiências no sistema carcerário do país.

No encerramento, o especialista alemão Karleheinz Keppler proferiu uma palestra sobre estratégias de prevenção e casos de enfermidades no sistema penitenciário da Alemanha. Outros painéis do encontro abordaram estudos sobre tratamento para usuários de drogas e sobre adolescentes em conflito com a lei.

Todas as notícias