Dez anos de enfrentamento às drogas no Tajiquistão

Photo: UNODC03 de junho de 2009 - Com uma fronteira de 1.344 km com o Afeganistão, o Tajiquistão se encontra diante de um sério problema de tráfico de drogas, o pior da Ásia Central. Cerca de 20% dos opiáceos (morfina, heroína, etc.) provenientes do Afeganistão passam por toda a Ásia Central, e grande parte passa pelo Tajiquistão. A

Agência de Combate ás Drogas do Tajiquistão (DCA), que celebrou esta semana seu décimo aniversário, tem sido essencial no bloqueio ao fluxo de opiáceos ao longo da "rota do norte", do Afeganistão via Ásia Central e da Federação Russa com destino à Europa. O DCA foi criado em 1999 com a assistência do UNODC.

O Tajiquistão foi responsável pela maior parte das apreensões de opiáceos na Ásia Central em 2008. O Representante Regional do UNODC James Callahan, durante as comemorações do aniversário da Agência em Dushanbe, afirmou que "nos últimos 10 anos o DCA tem reforçado de forma contínua seu papel de coordenação e aumentado sua capacidade operacional. O centro analítico do DCA é atualmente um modelo regional na construção de capacidade de inteligência, com um nível profissional equivalente ao de muitos organismos europeus."

A Agência tem conduzido cada vez mais operações de inteligência a fim de combater o comércio tanto de ópio quanto de substâncias necessárias para a produção de heroína. Desta forma presta suporte ao Centro Regional de Coordenação de Informações da Ásia Central (CARICC), também conduzido pelo UNODC, que saiu de sua etapa piloto em novembro de 2008 em Almaty, no Cazaquistão, e se tornou um organismo regional oficial em 22 de março de 2009. O Centro também estabelece contato com a Europol, a Interpol e outros organismos regionais.

O UNODC e seus parceiros internacionais estão trabalhando para equipar postos de guarda ao longo da fronteira entre Tajiquistão e Afeganistão e treinar oficiais de controle de fronteira. O UNODC tem trabalhado também na análise e na captação reforçada de inteligência, com unidades móveis que complementam os escritórios de conexão fronteiriça situados nas alfândegas. Os primeiros escritórios dessa natureza foram situados na fronteira entre Afeganistão e Turcomenistão. Conseqüentemente, escritórios de conexão fronteiriça serão situados no Tajiquistão e no Uzbequistão.

O UNODC continuará trabalhando no fortalecimento da capacidade do DCA de realizar operações de combate às drogas, coletar e analisar informações (inclusive informações judiciais) e aprimorar a coordenação e a cooperação com outros órgãos policiais.

Todas as notícias