Secretário-Geral da ONU e celebridades se unem contra o tráfico humano


Ban Ki-moon14 de maio 2009 - O Secretário-Geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, fez um chamado internacional nesta quarta-feira (13) pelo fortalecimento das leis, pela ampliação das alianças e por uma ação concertada contra o tráfico humano, durante um diálogo temático especial da Assembléia Geral das Nações Unidas. Tráfico de armas, drogas e diamantes de sangue têm estado na agenda da ONU há bastante tempo, disse o Secretário-Geral. "Agora temos de incluir o tráfico de pessoas nessa lista".

De acordo com Ban, milhões de pessoas, a maioria mulheres e crianças, são compradas e vendidas como "bens móveis", em vários países da Ásia, da África, nas Américas e na Europa.

Ele ressaltou a necessidade de uma ação coletiva para criminalizar o tráfico de seres humanos, evitar a vitimização, ensinando as pessoas acerca dos seus direitos, reduzir a procura, acabar com a impunidade e proteger as vítimas. "Nós não vamos conseguir nada sem nos unirmos para falar sobre esse assunto. E não vamos conseguir nada somente com uma boa retórica, mas sem as respectivas ações. Indignação moral é pouco, o verdadeiro comprometimento pede ação concreta", disse Ban.

Antonio Maria Costa, diretor executivo do UNODC, disse estar desapontado porque um terço dos Estados-Membros das Nações Unidas ainda não ratificaram o Protocolo da ONU contra o Tráfico de Pessoas. Ele acrescentou que muitos Estados ainda não têm uma legislação antitráfico adequada, nem realizam campanhas de sensibilização - o que seria importante especialmente agora, já que o número de potenciais vítimas pode aumentar muito com a crise econômica mundial.

O diálogo temático "Ações Coletivas para Acabar com o Tráfico de seres humanos" pretende estabelecer um plano de ação global. Nas suas conclusões, o Presidente da Assembleia Geral, Miguel d'Escoto Brockmann, espera ver mais progressos no futuro. "Fico satisfeito de ouvir nesta reunião o apoio à ação da Assembleia Geral sobre um Plano Global de Ação para prevenir o tráfico de seres humanos, perseguir traficantes, bem como proteger e assistir as vítimas. Vou trabalhar duro com os 192 Estados-membros desta Assembleia para desenvolver um Plano Global de Ação".

Bem vindos a Gulu

Nicolas CageNa noite do dia 12, os atores vencedores do Oscar Nicholas Cage e Alec Baldwin, os estilistas Calvin Klein e Donna Karan, entre várias outras celebridades, se uniram ao Secretário-Geral para homenagear o artista nova-iorquino Ross Bleckner, nomeado como Embaixador da Boa Vontade das Nações Unidas de Combate ao Tráfico de Seres Humanos. O evento incluiu uma exposição de aproximadamente 200 pinturas criadas por ex-crianças-soldados e meninas raptadas de Gulu, no norte de Uganda, que haviam sido beneficiados por um projeto de arte-terapia de Bleckner. Primeiro artista plástico a se tornar Embaixador da Boa Vontade das Nações Unidas, Bleckner foi o curador da exposição, em nome do UNODC e do Fundo Fiduciário para as Vítimas do Tribunal Penal Internacional. O resultado das vendas das pinturas será revertido para as crianças de Gulu.

Em homenagem às vítimas, Cage pediu que o "luminoso trabalho das crianças traga mais luzes, câmeras e ações para o problema tráfico de seres humanos, particularmente o tráfico de crianças".

Ban disse aos convidados: "vocês podem não ter a mesma habilidade para pintar como o Sr. Bleckner, mas cada um de vocês pode fazer a diferença na sua própria esfera de influência".

Costa recordou sua pungente viagem a Gulu: "as crianças - mental e fisicamente marcadas por suas terríveis experiências - usam as cores para expressar suas memórias, pesadelos, sonhos e esperanças. Essas crianças são as verdadeiras estrelas desta noite".

No entanto, Costa reconheceu que muito ainda precisa ser feito. "Os quadros dessas crianças retratam suas histórias pessoais. Mas eles são apenas pequenos pontos em uma tela muito maior. Existem dezenas de milhares de crianças como eles cujas histórias nunca são ouvidas. E há milhões de vítimas do tráfico de seres humanos em todo o mundo que precisam do apoio de vocês".

Todas as notícias