Iniciativa busca captar o olhar da mulher sobre a segurança pública


UNODC: Iniciativa busca captar o olhar da mulher sobre a segurança pública5 de maio de 2009 -   Buscar captar o olhar da mulher sobre as questões de segurança pública e incorporá-lo na formulação das políticas públicas para o setor é o principal objetivo da iniciativa "Mulheres - Diálogos sobre Segurança Pública", lançada no fim do mês de abril pela Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres (SPM), com o apoio de três agências das Nações Unidas - UNODC (Drogas e Crimes), UNIFEM (Desenvolvimento para a Mulher) e UNFPA (Fundo de População).

O projeto prevê a realização de uma série de encontros para que as mulheres possam dar a sua contribuição na discussão da segurança pública do país, a partir de suas vivências particulares. No primeiro encontro, realizado entre os dias 25 e 26 de abril, no Rio de Janeiro, participaram trinta mulheres de diferentes classes sociais e áreas de ocupação, entre elas donas-de-casa, uma médica, uma ex-presidiária, uma prostituta, uma pescadora, uma professora e uma socialite - cada uma delas dando apresentando uma perspectiva a partir de sua realidade específica.

Outros seis encontros como esse estão previstos para ocorrer até o mês de junho, em seis estados brasileiros: Rio Grande do Sul, São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Pernambuco e Pará. Todas as discussões serão sistematizadas e um documento final será apresentado como contribuição das mulheres na 1ª Conferência Nacional de Segurança Pública (www.conseg.gov.br), que será realizada em Brasília, entre os dias 27 e 30 de agosto.

Segundo a ministra da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres, Nilcéa Freire, sem a participação das mulheres não se constrói uma cultura de paz no país. "A Secretaria tem se dedicado ao enfrentamento da violência doméstica contra a mulher e acreditamos que existem pontos de interseção entre essa violência e a urbana. O importante nesse momento é trazer o olhar das mulheres, com suas especificidades, para essa questão", diz.

Todas as notícias