É hora de se expressar. O Fala Jovem está de volta!

por Dayana Correia e Jessica Ferreira

13 de abril de 2012 - Nesta semana o Fala Jovem volta para abrir espaço para os jovens da Ceilândia e de Sobradinho II se expressarem de forma livre. O Fala Jovem é um espaço de fala e escuta, no qual os jovens atendidos pelo programa Jovem de Expressão podem se colocar de forma aberta, sem julgamentos, e contar com a ajuda do grupo. Funciona nos moldes da Terapia Comunitária, com pequenas adaptações para o público jovem.

"A minha experiência com o Fala Jovem foi de fato bem interessante. Antes, eu tinha um pensamento diferente dessas rodas de bate papo mas, logo com a primeira roda, eu me senti afim de dialogar e no direito de me expressar. O legal também é a diversidade de idéias que ali se encontra. Várias opiniões, algumas iguais outras bem diferentes, aumentam ainda mais o interesse de saber mais sobre tal assunto. Sou aluno do Jovem de Expressão, faço All Dances com professor Guilherme Alves, e quero sempre estar no meio de debates interessantes e que eu possa aprender e respeitar mais as ideias alheias", conta Cauãn Richard, 20 anos, que mora em Ceilândia.

Este ano, o Fala Jovem tem como proposta trabalhar alguns temas que surgem com frequência no cotidiano dos jovens atendidos, como problemas familiares, prevenção à violência e ao consumo de drogas, entre outros.

Em julho, será realizado o Seminário de Segurança Pública e desde já o Fala Jovem está mobilizando autoridades e formadores de opinião para participar em encontros para preparar os jovens para o Seminário. O primeiro está marcado para abril, com participação dos policias do Programa de Educação para Cidadania e Segurança (EDUCS). Já o segundo encontro será realizado em maio.

"A expectativa deste ano é proporcionar maior espaço para os jovens exporem suas opiniões, acompanhados de reflexão", relata Vinicius Dias, instrutor do Fala Jovem no Espaço Jovem de Expressão da Ceilândia Norte.

O objetivo do Fala Jovem é promover a autonomia e o empoderamento do jovem, por meio de conhecimentos, mudanças de atitudes, práticas saudáveis e troca de experiências.

Na Ceilândia, o Fala Jovem será realizado no dia 16 de abril, no espaço do Jovem de Expressão, na QNM 18/20 Praça do Cidadão Ceilândia Norte-DF, durante a oficina de Áudio Visual.

Já em Sobradinho II, o Fala Jovem será realizado no dia 19 de abril, no espaço do Jovem de Expressão, AR 09, conjunto 05, lote 24/48, em frente ao Caic, durante a oficina de Capoeira. O encontro é aberto ao público.

Mais informações:

Espaço do Jovem de Expressão Ceilândia: 3372-0957/ 3324-0299

Espaço do Jovem de Expressão Sobradinho II: 3485-3912

Mais notícias