Quem caiu, caiu! Caiu em 1º de Abril!

por Dayana Correia e Jessica Ferreira

Sua mãe deve ter lhe ensinado que é feio mentir, mas essa recomendação pode ser quebrada num único dia especialmente bizarro do ano, o 1º de Abril. Conhecido mundialmente como o dia da mentira, esta "comemoração" digamos assim, se tornou o dia mais divertido para pregar algumas peças e mentirinhas em amigos e familiares.

Este costume é pra lá de antigo. A explicação mais aceita está ligada ao século XVI, quando o começo do ano era marcado pelo início da primavera. As festividades de Ano Novo começavam em 25 de março, com bailes animados e muitos presentes, e se estendiam até o dia 1º de abril.

Em 1562, porém, esse costume foi desfeito pelo Papa Gregório XII (1502- 1585), que instituiu a todo o mundo Cristão que o início do ano deveria ser em 1º de janeiro, como é até hoje.

Mas a determinação do Papa demorou a ser implantada na França, que aderiu ao 1º de janeiro somente no fim do Século XVI. A demora gerou muita confusão, sem contar que algumas pessoas mais tradicionais e inflexíveis simplesmente ignoravam a nova regra e continuavam comemorando o ano novo em março, como era antes.

Tal fato virou motivo de chacota e gozação. Aqueles que adotaram o novo costume passaram a apelidar de "bobos de abril" os adeptos ao antigo calendário, pregando neles inúmeras peças com estranhos presentes e convites inexistentes. Tudo isso com o intuito de tirar uma onda com a cara dos atrasadinhos.

Com o tempo, a moda pegou em todo o país, sendo repassada aos ingleses cerca de 200 anos depois e partir daí para o restante do mundo.

Confira maiores pegadinhas que a grande mídia já pregou.

Árvore de Espaguete na Suíça

A rede de televisão BBC soltou uma notícia que em 1957, fazendeiros suíços estavam felizes com a safra recorde de espaguete que vinham de árvores.

Super Jogador

No ano de 1985 foi publicada pela revista Sports Illustrated, que um novato jogador de futebol conseguia atingir 270 km/h ao atirar uma bola.

TV a cores Instantânea

Na Suécia, no ano de 1962, havia somente transmissão em preto em branco por um canal de televisão. Este canal noticiou aos seus telespectadores que para ter imagens coloridas as pessoas deveriam cobrir seus televisores com uma meia-fina de nylon.

Pegadinha com importante símbolo norte-americano

A cadeia norte-americana de fast food Taco Beel anunciou que havia comprado o Philadelphia's Liberty Bell que representa o Sino da Liberdade na Filadélfia, que vem a ser símbolo da independência dos EUA, e que rebatizaria tal monumento com o nome Taco Liberty Bell. Tal pegadinha deixou inúmeros cidadãos revoltados fazendo com que a pegadinha fosse revelada.

Sensação de Flutuação

O astrônomo Britânico Patrick Moore anunciou na rádio que no dia 1º de Abril de 1976 às 9h47 da manhã, o planeta Plutão passaria por de trás de Júpiter, causando um alinhamento gravitacional que diminuiria a gravidade na Terra. Com isso seria possível experimentar uma sensação de flutuação se os ouvites da rádio pulassem na exata hora do alinhamento.

Sans Serriffe

Em 1977, o jornal Britânico The Guardian publicou sobre o 10º aniversário de Sans Serriffe (Sans Serriffe é uma fonte tipográfica) retratando-a como se fosse uma ilha, a qual possuía formato de vírgulas e que suas principais ilhas tinham nomes de caixa alta (Upper Caisse) e caixa baixa (Lower Caisse).

Curioso Animal

Em 1995, a revista Discover publicou a descoberta de um respeitado biólogo italiano que teria descoberto um animal na Antártica chamado "hothead naked ice borer" algo como inseto nu de cabeça quente, o qual tinha placas de ossos na cabeça que se aqueciam, permitindo que ele perfurasse o gelo com grande velocidade.

Mais notícias