08 de Março Dia Internacional da Mulher - Os mil encantos de um mesmo ser

Grafitti mulher Ceilandia por Dayana Correia e Jessica Ferreira

Brasília, 08 de março de 2012 - Pesquisa realizada pela Fundação Perseu Abramo mostra que a cada 15 segundos uma mulher é agredida por um homem no Brasil e que cerca de um terço das brasileiras admite ter sofrido algum tipo de agressão, física ou psicológica, pelo menos uma vez na vida. Para combater essa prática foram criados mecanismos de proteção à mulher como a Lei Maria da Penha, que aumentou o rigor das punições de agressões contra a mulher no âmbito doméstico e familiar. Também foram criadas as Delegacias da Mulher, que asseguram o amparo às vítimas de maus tratos. Mesmo assim, o medo e a vergonha fazem com que menos da metade das mulheres vítimas de violência doméstica ou familiar denuncie as agressões.

No mercado de trabalho, as mulheres ainda ganham menos do que os homens, o que revela que o preconceito contra elas permanece. Mesmo com tantos desafios, as mulheres não deixam de lutar e ganhar espaço na sociedade.

O chamado "sexo frágil" demonstra cada vez mais sua força e capacidade. O último século foi marcado pelo despertar feminino, no qual as mulheres se tornaram donas do próprio destino, tornando-se líderes em diferentes segmentos.

As mulheres já ocupam cargos de liderança, ao mesmo tempo em que são chefes em seus lares, instaurando novo perfil de liderança e provimento familiar. São donas de sua liberdade sexual desde a criação da pílula e de outros métodos contraceptivos. Enfim, apesar dos desafios, a luta histórica das mulheres por igualdade é um exemplo de perseverança e coragem não apenas no dia 8 de março, mas todos os dias.

Saiba como surgiu o Dia Internacional da Mulher

A ideia de criar um Dia Internacional da Mulher surge na virada do  século XX, no contexto da  Segunda Revolução Industrial e da  Primeira Guerra Mundial, quando ocorre a incorporação da mão-de-obra feminina, em massa, na indústria. As condições de trabalho insalubres e perigosas eram motivo de frequentes protestos por parte dos trabalhadores. Acidentes e incêndios em fábricas também eram comuns.

Alguns episódios históricos marcaram a definição da data. Em 08 de março de 1857, um suposto incêndio numa fábrica na cidade de Nova Iorque teria provocado a morte de cerca de 130 tecelãs. Em 1910, durante a II Conferência Internacional da Mulher realizada na Dinamarca, foi estabelecido o dia 8 de março como Dia Internacional da Mulher. Já na Rússia, uma greve de operárias em 8 de março de  1917 ( 23 de fevereiro pelo  calendário juliano), uma  greve de operárias da  indústria têxtil contra a fome, contra o  czar Nicolau II e contra a participação do país na Primeira Guerra Mundial precipitou os acontecimentos que resultaram na  Revolução de Fevereiro, início da Revolução Russa.

Diante desses fatos, em 1975 a Organização das Nações Unidas (ONU) declarou o dia 08 de março como o Dia Internacional da Mulher.

Mais notícias