UNODC marcará Dia Mundial sobre Drogas na próxima quarta-feira, 26 de junho

WDR 201321 de junho de 2013 - Em 26 de junho, o mundo irá comemorar o Dia Internacional contra o Abuso de Drogas e o Tráfico Ilícito, que serve para lembrar da necessidade de combater os problemas sociais criados pelas drogas ilícitas. O Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) há muito tempo tem estado à frente de campanhas para conscientizar as pessoas sobre os perigos de drogas tradicionais, como cannabis, heroína, cocaína e substâncias do tipo anfetamínico.

No entanto, hoje há um novo e alarmante problema relacionado às drogas; a demanda por substâncias que não estão sob controle internacional tem aumentado muito. Portanto, a campanha global de conscientização para 2013 do UNODC, "Fique ligado na sua saúde, não nas drogas", tem como objetivo informar ao público, e particularmente aos jovens, sobre os efeitos nocivos das novas substâncias psicoativas (NSP). Vendidas abertamente, inclusive pela internet, tais substâncias, as quais não passaram por testes de segurança em humanos, podem ser bem mais perigosas que drogas tradicionais.

Comercializadas como "drogas lícitas", "químicos de pesquisa", "adubo" e "sais de banho", as NSP estão se proliferando a um ritmo sem precedentes. O uso desses termos dão uma impressão de legalidade, levando os jovens a acreditar que estão curtindo uma diversão de baixo risco. A rotulagem intencionalmente inadequada de algumas NSP como "não apropriadas para consumo humano" fornece uma maneira de evadir as leis de controle de drogas.

O número absoluto de NSP entrando em cena quase semanalmente, combinado com a falta de conhecimento sobre os efeitos adversos e o potencial de vício dessas substâncias não controladas, apresentam um grande desafio à saúde pública. Com frequência, a diferença entre uma dose "segura" e tóxica é muito pequena e as NSP têm sido associadas com fatalidades, delírio e comportamento violento. Misturas de NSP compradas inadvertidamente por usuários têm resultado em efeitos imprevisíveis e às vezes desastrosos.

Todos têm um papel a desempenhar para proteger a juventude do mundo de substâncias perigosas. O UNODC lidera todo ano a Campanha Mundial sobre Drogas para passar a mensagem de que as drogas ilícitas representam um perigo para a sociedade, como objetivo de mobilizar um amplo apoio público e inspirar as pessoas a agir contra o abuso de drogas.

Mais informação (em inglês):

UNODC - Campanha Mundial sobre Drogas

Página da Campanha Mundial sobre Drogas no Facebook

Todas as notícias