Praça do Cidadão de Ceilândia, em Brasília, terá teste de Aids neste sábado

Mobilização de saúde ocorre no evento Sabadão Cultural, promovido pelo Programa Jovem de Expressão, durante concurso de dança e baile de ritmo charme

Jovem de expressãoBrasília, 29 de maio de 2013 - Pela primeira vez, um evento cultural para jovens na Praça do Cidadão de Ceilândia, no Distrito Federal, inclui na programação uma ação de prevenção a doenças sexualmente transmissíveis (DST) e Aids. Trata-se de testagem para HIV, que ocorre no dia 1º de junho, junto com um baile charme e um concurso de dança.  O Sabadão Cultural, promovido pelo Programa Jovem de Expressão, começa às 13h e vai até o início da noite, com entrada gratuita.

Uma banca batizada de "camelô da prevenção" vai completar as ações para promover a saúde durante a tarde. No camelô haverá distribuição de camisinhas e materiais informativos, além de profissionais disponíveis para orientar os jovens e ter uma conversa descontraída sobre DST e Aids.

Na praça também haverá cartazes informativos com dados que revelam as dúvidas e dificuldades dos jovens em relação à prevenção de DST e Aids. Os cartazes visam levar os frequentadores do evento a pensar sobre o tema e também estimulá-los a fazer o teste rápido do vírus da Aids. O exame será realizado por profissionais de saúde do Quero Fazer, um projeto de aconselhamento e testagem móvel voluntária para o HIV, coordenado pela organização não-governamental Associação Espaço de Prevenção e Atenção Humanizada  (EPAH).

"A importância da testagem num delesa ação dessa é que o jovem normalmente não procura o serviço de saúde. Então, nós vamos no meio dele, onde ele se sente à vontade e falamos a linguagem dele, sem burocracia", explica Lidiane Andrade, responsável pelo Quero Fazer em Brasília.

Dados

A pesquisa Juventude, Comportamento e DST/Aids, divulgada em dezembro do ano passado, revelou que, de cada dez jovens brasileiros, quatro acreditam que não precisam usar camisinha em um relacionamento estável e três ficariam desconfiados da fidelidade do parceiro/a, caso ele/ela propusesse o uso do preservativo. Além disso, 24% acreditam que HIV/Aids pode ser transmitido pela saliva, enquanto 15% acreditam que malária, dengue, hanseníase ou tuberculose são DST.  A pesquisa - realizada por encomenda do Programa Jovem de Expressão, com o acompanhamento do Ministério da Saúde e da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) - ouviu 1,208 jovens entre 18 e 29 anos, em 15 Estados e no Distrito Federal.

Atrações culturais

A tarde do Sabadão Cultural será animada por um baile charme - uma festa inspirada na música negra americana - com a presença dos DJs Celsão e Edgar Fortunato. Depois da festa, será a vez dos participantes do concurso de dança agitarem a Praça do Cidadão. A expectativa é de que participem de 15 a 20 grupos, de várias cidades do DF, com diversos estilos, como dança de rua, swingueira (pagode baiano), axé, pop, funk, entre outros.

O que é o Jovem de Expressão? O Jovem de Expressão é um programa social que visa promover a saúde dos jovens entre 18 e 29 anos, diminuir sua exposição à violência e vulnerabilidade às DST/Aids, além de apoiar ações de empreendedorismo. O programa é realizado pelo Grupo Caixa Seguros, em parceria com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO no Brasil ), o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC), e a Central Única das Favelas (CUFA/DF).

Para saber mais sobre o programa, visite o site  www.jovemdeexpressao.com.br ou curta a  página do Jovem de Expressão no Facebook.

Serviço: Sabadão Cultural, 1 de junho, 13h, na Praça do Cidadão, QNM 18/20, Ceilândia Norte.

Contatos para imprensa:

Paula Crepaldi

Consultora em Comunicação Unesco no Brasil/Programa Jovem de Expressão

Tel: (+55) 61 9363-3332/9123-5385

 

Todas as notícias