UNODC irá lançar relatório sobre a globalização do crime

14 de junho de 2010 - O Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) lançará, em Nova Iorque, na quinta-feira, dia 17 de junho, um relatório intitulado A Globalização do Crime: Uma Avaliação sobre a Ameaça do Crime Organizado Transnacional. A publicação lança um olhar para os principais fluxos do mercado de drogas (cocaína e heroína), de armas de fogo, tráfico de pessoas (para exploração sexual ou trabalho forçado), contrabando de recursos naturais e de produtos falsificados, bem como a pirataria marítima e o cibercrime.

"O relatório mostra que o comércio ilegal envolve todas as principais nações do mundo: o G8 e os BRIC (países com crescimento mais rápido e com as maiores economias emergentes: Brasil, Rússia, Índia e China), bem como potências regionais", diz o Diretor-Executivo do UNODC, Antonio Maria Costa. "Isso mostra como o mercado do crime se estende por todo o planeta e se transformou em uma ameaça à segurança", diz o chefe do UNODC. O relatório apresenta uma série de ilustrações de alto impacto sobre os fluxos ilícitos globais e seus mercados.

O processo de elaboração do relatório foi iniciado a partir de preocupações manifestadas pelos Estados-Membros, pelo Conselho de Segurança da ONU, pelo G8 e por outras organizações internacionais sobre a ameaça representada pelo crime organizado transnacional e a necessidade de combatê-la.

O lançamento mundial do relatório será realizado no Programa do Conselho de Relações Internacionais sobre Instituições Internacionais e Governança Global, em Nova Iorque. No mesmo dia, haverá uma sessão da Assembléia Geral das Nações Unidas sobre o crime organizado. O relatório estará disponível no site do UNODC na quinta-feira, 17 de junho.

Mais informações

Marcos Ricardo dos Santos
Assessoria de Comunicação - UNODC Brasil e Cone Sul
Tel: +55 (61) 3204-7206
E-mail: marcos.santos@unodc.org

Todas as notícias