O que é o crime de lavagem de dinheiro?

Lavagem de dinheiroA lavagem de dinheiro é a primeira forma de alguém se engajar em atividades criminais, pois é o método utilizado pelos contrafeitores para disfarçar as origens ilegais de sua riqueza e proteger seus rendimentos, como forma de evitar suspeitas por parte das instituições investigativas e de aplicação da lei.

Organizações terroristas também contam com dinheiro para sustentar suas atividades e realizar atos terroristas. Os recursos que alimentam tais tipos de atividades podem provir de várias fontes. Enquanto os terroristas não estão preocupados em disfarçar a origem de seus recursos, eles pensam em formas de conciliar seu destino com o propósito para o qual foram coletados. Terroristas e organizações terroristas, no entanto, empregam técnicas similares àquelas utilizadas pelos envolvidos com a lavagem de dinheiro para esconder seus recursos.A aplicação de técnicas de inteligência e investigativa pode ser um caminho para detectar e desarticular atividades criminosas.

Por lidarem com recursos de outras pessoas, as instituições financeiras devem trabalhar com reputação de probidade e integridade. Uma instituição financeira que está envolvida com a lavagem de dinheiro poderá ser evitada por empresas legais. Um centro financeiro internacional é o maior atrativo para que criminosos lavem dinheiro. Muitos países em desenvolvimento atraem recursos de origem "suja" e são utilizados para atividades de grupos criminosos e poderão, portanto, ter suas economias dominadas por estes grupos criminosos, afastando recursos provenientes de investimentos externos diretos, de origens estáveis e mais direcionado a compromissos de longo prazo. A prática da lavagem de dinheiro pode fazer a economia de um país entrar em colapso porque ela altera o foco da demanda por recursos, torna taxas de investimentos e de câmbio voláteis e causa altas taxas de inflação.  

Uma das consequências mais danosas da lavagem de dinheiro é a corrupção e os vários tipos de crime organizado.

Nos últimos anos, a comunidade internacional se tornou mais consciente dos perigos da prática da lavagem de dinheiro em todas essas áreas. Muitos governos e jurisdições têm se comprometido com os esforços conjuntos para combater este crime e seus correlatos. A ONU e outras instituições internacionais como a Organização dos Estados Americanos (OEA) e o Grupo de Ação Financeira da América do Sul contra Lavagem de Dinheiro (GAFISUD), dentre outras, também têm empreendido iniciativas para apoiar os governos nesta causa.  Isso devido ao fato de que criminosos estão se beneficiando de paraísos fiscais e da facilidade de comunicação e transporte gerados pela globalização para transferir rapidamente recursos de uma parte a outra do mundo sem serem controlados pelas fronteiras nacionais, o que demonstra a importância de encarar a lavagem de dinheiro como um crime transnacional.